SEO
Rock Content
Saiba o que é index de site e qual é a sua importância

Index de site é o índice de informações utilizado pelo Google para catalogar páginas da web. Assim, é possível rankear esses conteúdos e garantir que eles obtenham tráfego qualificado. Todo novo site, ou que seja migrado, passará pelo processo de indexação automaticamente, mas é essencial preparar as páginas para isso.

Todo site hospedado na web precisa ser catalogado. Isso é o que permitirá que usuários cheguem até ele ao fazer pesquisas com palavras-chaves relacionadas. O index de site é o que garante que ele tenha suas informações analisadas e, então, associadas a assuntos e temas. Dessa maneira, é possível ter páginas com tráfego alto e, ainda mais importante, qualificado.

Mais do que bons conteúdos, sites precisam ser otimizados para SEO. Isso assegura que ele tenha destaque em meio a tantas outras páginas na internet. Essa visibilidade, no entanto, passa pelo trabalho de mecanismos de busca, como o Google. A indexação é um processo fundamental realizado automaticamente. Por isso, é preciso adequar o seu site!

Neste post, detalharemos o que é o index de site! O conteúdo abordará os seguintes tópicos:

O que é o index de site?
Para que serve o index de site?
Por que adotar o index de site?
Como preparar um site para a indexação?

O que é o index de site?

Index de site é o índice que cada endereço da web tem em mecanismos de busca. Nesse registro, são catalogadas informações sobre os assuntos abordados naquele site e com quais temas ele se relaciona.

Por isso, toda vez que um novo site é colocado no ar, o Google realiza um processo de indexação. Assim, é feita uma catalogação e ele passa a ser encontrado por meio de palavras-chaves relacionadas. É como se esse site e suas páginas pudessem ser categorizados.

Por exemplo, se sua página fala de Marketing Digital, ele aparecerá na SERP de pesquisas de termos relacionados a esse assunto. Com isso, o Google consegue organizar as páginas da web por categorias mais precisas e, então, mostrá-las ao usuário, de acordo com as intenções de busca.

Índice do Google é feito pelas crawlers

Web crawlers são ferramentas importantes para o index de site. Esses algoritmos fazem buscas na web para que novas páginas sejam encontradas, rastreadas e tenham suas informações coletadas. Isso permite encontrar palavras-chaves e dados importantes que ajudam a entender mais sobre o site, sua intenção na web e de qual assunto ele trata.

Assim, mecanismos de busca como o Google conseguem criar índices gigantescos com temas e sites variados. É dessa maneira que seu site será mostrado a um usuário que realizar uma pesquisa com um tema relacionado.

Para que serve o index de site?

Sites passam pela indexação, geralmente, quando são criados. O processo é comum: as páginas são desenvolvidas e, por fim, o site é hospedado. Após isso, de maneira automática, os crawlers encontrarão esse conteúdo na web e iniciarão o processo de categorização do site, como um todo.

Isso acontece, também, quando há migração para uma nova hospedagem, por exemplo. De modo geral, o index de site serve para catalogar uma página na internet. Por isso, é importante entender que esse é um processo essencial para sua estratégia. Isso significa que suas páginas serão encontradas por quem realmente tem interesse no conteúdo delas.

Por que adotar o index de site?


O processo de criação de um site deve ser pensado também com foco na indexação, o que garante a sua visibilidade. A seguir, entenda por que indexar é tão importante e como isso pode ser decisivo para o sucesso de páginas na web.

Para rankear melhor

Uma das bases do Inbound Marketing é a necessidade de ter conteúdos em destaque na internet. Afinal, estamos falando de uma estratégia que visa a atrair usuários. Por isso, é preciso estar visível a eles. A indexação se torna importante, uma vez que relaciona páginas a temas e assuntos relevantes.

O rankeamento é o que vai garantir qual será a posição de uma página nos resultados de pesquisas do Google. Isso depende, também, de alguns fatores de SEO, e a indexação é um deles. Quando esse processo identifica o site como relevante e qualificado, o conteúdo estará nos primeiros resultados toda vez que houver a busca por termos relacionados.

Para obter tráfego qualificado

Por que atrair pessoas interessadas em esportes, se seu site fala sobre Marketing Digital? Bem, isso pode acontecer se você cometer algum erro no uso de palavras-chaves ou se não houver clareza sobre a categoria da sua página. Por isso, os web crawlers fazem o processo de busca e análise dos sites da web.

A indexação visa a evitar que o usuário seja levado a sites que não o interessam. Da mesma forma, indexar possibilita que sites também não recebam visitantes do tipo. O foco é ter apenas tráfego qualificado, ou seja, pessoas que se interessam sobre aquele assunto e tenham potencial como clientes, por exemplo.

Como preparar um site para a indexação?


O index de site é um processo automático, feito pelos web crawlers. No entanto, você pode otimizar suas páginas para que a indexação aconteça mais rapidamente e resulte em um bom rankeamento. Saiba como, a seguir!

Crie páginas que possam ser encontradas pelos web crawlers

O Google tenta sempre aumentar sua transparência de informações sobre rankeamento e indexação. Por isso, a própria empresa define algumas das melhores adequações que páginas precisam ter para serem encontradas por web crawlers.

Faça o redirecionamento se seu site foi migrado recentemente

Sites migrados podem resultar em mensagens de erro, caso um usuário tente acessá-lo pelo endereço antigo. Por isso, é fundamental realizar o redirecionamento em cada uma das páginas. Do contrário, além da quebra da experiência do usuário, há também a chance de o Google não conseguir indexar o site.

Faça uma checagem do site no Google Search Console

O Google Search Console é uma espécie de dashboard que o Google oferece para que usuários registrem informações e configurem sites. Por isso, é fundamental acessar essa ferramenta para se registrar como dono de um site. Assim, o Google fará a checagem e permitirá que o processo de indexação seja feito.

Use palavras-chave nas suas páginas

Os web crawlers avaliam as palavras-chave utilizadas em um site na hora de indexá-lo. Isso garante o entendimento do tema, o que permite criar índices fiéis ao conteúdo de cada página. Por isso, quanto mais qualificadas forem as palavras-chave, melhor será a indexação. É preciso, também, usá-las em todas as páginas, em headers e na URL do site.

O index de site é uma importante informação para que ele seja devidamente categorizado. O processo é automático, mas como você viu, há alguns ajustes simples que podem ser feitos para potencializar isso. Dessa forma, é mais provável que o rankeamento também seja positivamente afetado.



Compartilhe

Obrigado!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Aguarde que iremos analisar a sua solicitação e em breve nosso time entrará em contato.

OK

Aguarde..

Sua mensagem está sendo enviada...

Preencha corretamente os campos abaixo:

  • Detalhes Pessoais
  • Empresa
  • Projeto