Saiba como definir quais são as palavras-chave que seu negócio precisa para ter um bom posicionamento orgânico no Google

SEO
Resultados Digitais
Pesquisa de palavras-chave e SEO: como escolher as melhores keywords para brigar pelos resultados no Google

Uma pesquisa de palavras-chave é um estudo que define quais palavras-chave são importantes para seu negócio. A partir de uma pesquisa de palavra-chave é possível criar estratégias de conteúdo para melhorar o posicionamento orgânico do seu site e acompanhar a sua classificação no Google.

O ponto de partida para qualquer estratégia de SEO é identificar por quais palavras você quer brigar. Mesmo para sites mais antigos e que já receberam muitos links, é impossível competir por todas as palavras relacionadas ao negócio organicamente.

Para sites que estão começando, esse fato se agrava ainda mais. Por isso, é importante escolher quais são os termos de busca pelos quais você quer que seu site seja listado nos primeiros resultados do Google e então definir estratégias para alcançar esse objetivo.

A importância da pesquisa de palavras-chave no Marketing Digital

Hoje, quando você quer saber sobre algo ou até mesmo fazer alguma coisa, é muito comum que você recorra ao maior buscador do mundo: o Google.

Diante daquela caixinha retangular, você entra com algumas palavras-chave ou termos que são rapidamente buscados. Em menos de um segundo, você tem um conjunto de páginas da web para visitar como resultado de sua pesquisa.

A verdade é que o Google utiliza essas palavras-chave buscadas para identificar quais conteúdos da internet podem atendê-lo melhor. Por isso, quem possui um site institucional, blog ou loja virtual precisa estar muito atento à pesquisa de palavras-chave a fim de produzir um conteúdo que vá ao encontro daquilo que as pessoas buscam na internet.

Em resumo, você precisa identificar quais são as pesquisas mais comuns que as pessoas realizam em seu nicho de atuação para a partir daí produzir seus conteúdos.

A boa notícia é que existe um passo a passo que você pode seguir para fazer uma excelente pesquisa de palavras-chave, o que lhe permitirá produzir os melhores conteúdos para sua audiência e posicionar-se entre os primeiros resultados do Google.

Dificuldade

Há palavras que já são exploradas por sites de muita relevância e bem avaliados pelo Google enquanto outras ainda dão bastante margem para que sites novos rapidamente apareçam entre os primeiros resultados.

Como resultado disso, é muito difícil posicionar seu site entre os primeiros para alguns termos e isso deve ser avaliado ao definir suas palavras-chave.

Uma dificuldade alta significa que os sites que estão nas primeiras posições possuem uma autoridade elevada e isso torna mais difícil o rankeamento.

Um ponto importante aqui é não confundir dificuldade orgânica com competição no Google Ads. A competição representa que muitas empresas estão comprando determinada palavra, e não que necessariamente essa palavra é de grande dificuldade.

Oportunidade

Essa variável é pouco utilizada, porém é bem relevante na hora de decidir por investir esforços em uma keyword.

Sabe quando você realiza uma pesquisa no Google e aparecem outros elementos além dos resultados orgânicos, tais como resultados de buscas por vídeos, imagens, empresas locais, mapas, anúncios etc.?

Todos esses elementos fazem a taxa de clique dos resultados orgânicos diminuírem, pois acabam “puxando” a atenção dos usuários para esses elementos.

Por isso, quanto mais elementos extras no resultado, menor será a oportunidade de determinado termo.

Intenção de compra (estágio do funil)


Esta é uma variável para ajudar na tomada de decisão sobre um termo. Por exemplo, uma palavra que seja relacionada ao seu produto ou serviço é considerada uma palavra com alta intenção de compra – como “software de gestão financeira”.

Já um termo do seu mercado que indique a busca por algum problema resolvido por seu produto, pode ser considerada como baixa intenção de compra – como “organizar contas a pagar”, por exemplo.
Posição atual

Representa a posição atual do site do seu negócio para determinada palavra.

A partir desse diagnóstico, é possível ver quais páginas você pode otimizar para melhorar a posição ou para quais você não possui uma página rankeada e deve produzir um conteúdo.

Na prática: como fazer sua pesquisa de palavras-chave

Aqui, nós vamos dar um passo a passo para uma pesquisa de palavras-chave simples e eficaz. Para isso, vamos contemplar as variáveis que consideramos importantes para um primeiro momento.

Como apoio a este passo a passo, recomendamos que você utilize um modelo de planilha que criamos para auxiliar você.

Compartilhe

Obrigado!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Aguarde que iremos analisar a sua solicitação e em breve nosso time entrará em contato.

OK

Aguarde..

Sua mensagem está sendo enviada...

Preencha corretamente os campos abaixo:

  • Detalhes Pessoais
  • Empresa
  • Projeto