tudo que você precisa saber para colocar essa estratégia em prática em 2021

Rock Content
O que é email marketing?

Email marketing é uma estratégia do Marketing Digital que se baseia no disparo de emails para um determinado público, seja ele proveniente de uma base de contatos de clientes ou leads gerados por meio de outras estratégias.

Email marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital. É um canal direto de comunicação com o seu público, que você pode usar para estreitar o relacionamento, nutrir leads e gerar vendas, com uma excelente taxa de ROI.

Ainda assim, continua sendo desacreditado por muitos profissionais de marketing. 

Por muito tempo, email marketing foi sinônimo de spam, fraudes e abordagens intrusivas, o que levou muitas pessoas a ignorar ou deletar as mensagens.

Só que a tecnologia e as estratégias avançaram e hoje possibilitam um uso muito mais eficiente dos emails, que podem chegar para as pessoas certas, na hora certa, com a mensagem certa. Basta saber usar.

Por isso, queremos neste artigo explicar tudo sobre o que é email marketing e como usar da melhor forma. Serve para quem é iniciante e quer começar a fazer email marketing, mas também para quem já tem uma estratégia e quer melhores resultados.

Acompanhe agora para saber tudo:

O que é email marketing?

Email marketing é a estratégia de envio de emails para uma lista de contatos a fim de estabelecer uma comunicação com cada destinatário e cumprir determinados objetivos de marketing. Geralmente o disparo é realizado por meio de ferramentas de automação. Inicialmente, o email foi entendido como uma versão eletrônica das cartas. Não por acaso recebeu esse nome, que pode ser traduzido para o português como correio eletrônico. Ray Tomlinson foi quem inventou o email, em 1971. Em entrevista à The Verge, ele disse que só queria uma maneira simples de deixar mensagens para as pessoas de um computador para outro, que não dependesse da sua presença no momento, como acontecia no telefone.

E foi isso que o email se tornou: um canal de comunicação direta entre um remetente e um destinatário. Com o tempo, o email entrou no dia a dia da internet e se tornou um tipo de identidade dos usuários na internet, usado para trocar mensagens e realizar qualquer cadastro na internet. E é claro que o marketing se ligou nisso. Os emails se tornaram uma forma de divulgar produtos, informar sobre ofertas e enviar mensagens aos consumidores, como uma grande panfletagem virtual. O problema é que o uso do email como ferramenta de marketing passou a incomodar os usuários. Muitas empresas passaram a enviar mensagens indesejadas, insistentes, sem qualquer permissão. E, como ainda acontece muito hoje, aquele ambiente tão pessoal foi “invadido” por marcas inconvenientes e por mensagens com vírus e malwares. Isso prejudicou a reputação do email marketing. Provedores de email, como Hotmail, Yahoo e Gmail, começaram a bloquear emails suspeitos, enquanto os usuários passaram a ignorar ou deletar mensagens que não queriam ver na sua caixa de entrada. Então, as empresas iniciaram um movimento para qualificar as abordagens de email marketing. Para isso, começaram a solicitar autorização para os envios, segmentar a base de contatos e adotar diversas práticas que hoje tornam as mensagens mais relevantes e personalizadas.

Perceba, portanto, que o email marketing voltou às origens. Uma boa estratégia atualmente deve funcionar como o envio de uma carta: direta, humanizada, pensada especificamente para cada destinatário, com uma mensagem que traga algum valor para a sua vida.

Por que utilizar email marketing?

Email marketing é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Ter um site é quase unanimidade, e as redes sociais ganharam espaço na última década, mas os emails se mantêm forte nas estratégias. Quer entender por que o email marketing tem tanta relevância para o marketing? Trouxemos aqui as principais vantagens que os emails trazem para as empresas:

Existem 4 bilhões de usuários de email atualmente. E esse número ainda deve crescer para 4,5 bi até 2024. Esse número representa mais da metade da população mundial. Impressionante, não é?

Nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, utilizamos o endereço de email. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Por isso, quando você investe no email marketing, pode alcançar um número enorme de pessoas — que podem não estar nas redes sociais ou outros canais, mas certamente têm um email.

Alcance previsível

Quando uma empresa faz um post em uma rede social, nem todos os seguidores vão receber sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais publicações são mais relevantes para cada usuário. Por essa razão, o alcance orgânico de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente vão visualizar a sua publicação. Já no email marketing, você tem previsibilidade. Se você selecionar 100 endereços de email para enviar uma mensagem, todos eles vão recebê-la na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico, mas trataremos desse assunto mais adiante). 

Formato flexível

O email é uma tela em branco — você pode preenchê-la como bem quiser. As mensagens não têm limite de caracteres, podem conter links, imagens e até GIFs e podem ter o layout que você preferir para a sua marca. Um email pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos. Por meio dele, você pode criar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web ou contar uma história longa. Portanto, o email pode ser como você desejar!

Alto retorno financeiro

Você sabia que o ROI do email marketing é um dos mais altos entre os canais de marketing? 

De acordo com dados de 2019 da Litmus, para cada $1 investido em email marketing, as empresas obtêm $42 de retorno, em média. Dependendo da indústria, esse retorno pode ser ainda maior.

Dois fatores ajudam a explicar por que os resultados financeiros do email marketing são significativos: o investimento necessário é baixo, e as taxas de conversão são altas. Para começar uma estratégia de email marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio, uma ferramenta de envio e uma pessoa para executar a estratégia.

Entre as inúmeras ferramentas do mercado, há ainda várias opções gratuitas. Portanto, o investimento que você precisa fazer não é muito alto. Além disso, você pode gerar um grande volume de receita, seja por meio da nutrição dos leads, que têm mais chances de fechar negócio com esse relacionamento próximo, seja por meio de emails promocionais, que levam diretamente para a venda.

Canal próprio

Este é um dos principais motivos para usar o email marketing nas suas estratégias. O email é um canal próprio, e a lista de contatos é um ativo da sua empresa. Não existe uma entidade externa definindo quando, como e por que você deve enviar mensagens aos assinantes. Você pode até usar uma ferramenta, mas a estratégia não depende dela. Nas redes sociais, por outro lado, você depende das plataformas. São os algoritmos que decidem se o seu post é relevante ou não para os usuários. E os seguidores não pertencem à sua marca — se Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter acabarem ou perderem força, você não pode levá-los para outro lugar.

Portanto, o email marketing dá mais segurança. E a construção de uma lista de contatos robusta ainda valoriza a sua marca.

Qual o papel do email marketing na sua estratégia de marketing?

O email marketing pode ajudar a cumprir diversos objetivos. Embora seja mais associado a abordagens promocionais e comerciais, ele pode ir muito além disso. Quando uma pessoa dá permissão para receber emails da sua marca, ela dá acesso a um ambiente pessoal da sua vida, em que poucos podem entrar, e se abre para a conversa. A partir daí, você pode conversar de maneira mais pessoal com os seus clientes. Perceba a grande oportunidade que o email marketing traz. Se você limitar a estratégia apenas a divulgar e vender produtos, pode perder a chance de se aproximar dos consumidores e criar laços mais fortes com eles. 

Então, vamos ver agora todos os papéis que o email marketing pode cumprir na sua estratégia e que você pode incluir no seu planejamento:

Estreitar relacionamentos

Email marketing é um canal de relacionamento bastante pessoal. É uma comunicação direta com os consumidores.

Então, é a oportunidade de estreitar o relacionamento com eles. Os usuários também já se dispuseram a isso, ao dar permissão aos seus emails, então eles esperam receber as suas mensagens de tempos em tempos. Aproveite para manter a marca sempre próxima dos consumidores, sempre ativa na sua lembrança. Crie uma comunicação de valor para eles, que entregue conteúdos e ofertas que sejam úteis para a sua vida. Dessa forma, o relacionamento se fortalece, assim como a imagem da sua marca.

Promover seus conteúdos

Se você tem um blog, deve saber que promover os conteúdos publicados é essencial para o sucesso da sua estratégia. Existem vários canais que você pode utilizar para isso, e o email é um deles. Você pode enviar atualizações do blog periodicamente ou criar newsletters e fluxos de nutrição com links para os conteúdos. Dessa forma, os emails contribuem para levar visitantes ao blog e aumentar a sua visibilidade na internet.

Nutrir e educar seus leads

A nutrição de leads é um dos pilares do Inbound Marketing. Essa estratégia tem a intenção de transformar seus assinantes em leads, e seus leads em clientes.

Para que isso aconteça, é necessário educar seus contatos sobre seu negócio e área de atuação, enquanto estreita o relacionamento com eles. À medida que você envia os conteúdos, eles entendem melhor o valor do que você vende e amadurecem a decisão de compra, até que se tornem clientes.

O email é um canal ideal para isso. Por meio da automação, você pode enviar mensagens personalizadas para cada pessoa, no momento certo, de acordo com a etapa da jornada em que ela se encontra. Você pode enviar email apenas para estreitar relacionamentos e promover conteúdos, mas também pode vender diretamente. Os emails podem trazer ofertas e descontos que levam os usuários logo para a página de compra. São poucos cliques até a venda.

Um estudo da Klavyio mostrou que o email pode ser responsável por mais de um quarto (27%) da receita geral das lojas virtuais. Veja o poder desse canal nas vendas, especialmente para o e-commerce. Portanto, aproveite o email marketing para promover seus produtos!

Fazer o pós-venda

Depois de fechar uma compra, você não pode se afastar dos seus clientes. A etapa de encantá-los é uma das mais importantes da metodologia inbound, e o email pode ser seu aliado nisso. 

No pós-venda, você pode enviar uma pesquisa de satisfação, dar dicas de como aproveitar melhor seu produto ou simplesmente perguntar se a pessoa tem alguma dúvida que você possa resolver. Depois disso, mantenha o relacionamento com novos conteúdos e ofertas relevantes para esse cliente.

Lembre-se de que compradores satisfeitos trazem diversos benefícios, como a recompra e a indicação de novos clientes, e reduzem os custos com aquisição de novos clientes.

Quais tipos de email você pode incluir na sua estratégia?

Existem vários tipos de email para incluir na sua estratégia. Talvez você costume receber emails promocionais, mas a divulgação de produtos não é o único conteúdo que você pode usar. Até mesmo aquele email confirmando uma compra pode fazer parte do email marketing.

Agora, vamos ver quais são os tipos de email que você pode usar:

Newsletters

As newsletters são um dos formatos mais tradicionais de email marketing. Para alguns especialistas, foi também o principal formato de 2020. Na tradução literal, newsletter significa boletim de notícias. Mas você pode entender a newsletter como o envio periódico (diário, semanal, quinzenal etc.) de mensagens em torno de algum tema. Com regularidade nos envios, esse formato ajuda a manter as pessoas próximas da marca e bem informadas. Algumas marcas optam por fazer apenas uma introdução ao tema na newsletter e levar os usuários até o blog, enquanto outras inserem todo o conteúdo no próprio email, com apenas alguns links para os seus canais.

Atualizações do blog podem ser consideradas um tipo de newsletter. Mas levam aos usuários, especificamente, as últimas publicações do blog da sua marca.

Serve para aquelas pessoas que gostaram do seu conteúdo e não querem mais perder nenhuma publicação. Muitas vezes, cadastrar-se para receber as atualizações do blog é a primeira ação que elas tomam para conhecer melhor a marca. Então, é a oportunidade de mostrar que a marca tem valor para entregar a elas.

Emails promocionais são os mais comuns. Sua função é promover a venda de produtos e serviços. Por isso, costuma ter uma abordagem mais comercial, com ofertas, preços e descontos, além de links diretos para a página de compra. A intenção é vender.

Emails editoriais

Emails editoriais trazem o ponto de vista da empresa sobre determinado assunto. Muitas vezes, é assinada pelo CEO ou dono do negócio. Sua intenção não é vender nem divulgar nada. Sua função está mais próxima do branding, já que fortalece a imagem da marca ao mostrar como ela se posiciona diante de algum acontecimento ou temas polêmicos.

No início da pandemia do coronavírus, muitas marcas enviaram emails para mostrar como estavam agindo diante das mudanças. Veja um grande exemplo é o iFood.

Emails transacionais

Emails transacionais são mensagens que os usuários recebem quando fazem transações ou cadastros no site da marca. Emails de confirmação de cadastro na newsletter, de recebimento de um pedido no e-commerce ou de abandono de carrinho são alguns exemplos.

O foco desses emails é trazer a informação que interessa ao usuário. Pode ser apenas um texto simples, mas você também pode aproveitar para oferecer algum conteúdo ou oferta que faça sentido no momento.

Se é um email de boas-vindas depois de um cadastro, por exemplo, você pode oferecer conteúdos iniciais, para quem está chegando. Se é um email de confirmação de entrega do pedido, você pode sugerir produtos complementares à compra.

Fluxos de nutrição

Um fluxo de nutrição é uma série de emails automaticamente disparados em sequência a partir de alguma ação do usuário. Esses fluxos são usados na etapa de nutrição dos leads, para que eles amadureçam o conhecimento sobre algum assunto e evoluam no funil de vendas. Digamos que o usuário preencha um formulário para receber um ebook sobre Marketing Digital. Como demonstrou interesse no assunto, a empresa pode enviar uma série de emails que aprofundem o conhecimento do lead sobre Marketing Digital e, ao final, ofereça um conteúdo ou oferta que o faça avançar no funil ou até mesmo já se tornar cliente.

Pesquisas

Se você tem contato direto com os consumidores, também tem uma excelente oportunidade de conhecê-los melhor. Então, o email marketing também pode ser usado para colher dados em pesquisas.

Isso pode ser feito, por exemplo, após uma compra (pesquisa de satisfação), para traçar o perfil da sua persona, para entender o mercado, entre outros vários exemplos.

Como planejar uma campanha de email marketing? 

Agora vamos ver como começar as suas campanhas de email marketing. E é claro que tudo começa com um planejamento. Primeiramente, é preciso traçar seus objetivos, a persona, a linha dos conteúdos, os indicadores, entre outros elementos que vamos ver agora.

Quais são os objetivos da sua campanha?

Primeiramente, defina por que você quer criar uma campanha de email marketing. Você quer vender mais? Criar uma estratégia de nutrição de leads? Qualificar o pós-venda da sua empresa?

Anteriormente, falamos sobre os papéis do email marketing, então é hora de pensar qual função essa campanha deve desempenhar na sua estratégia.

Como é a persona com quem você vai se comunicar?

A persona é o perfil de cliente com quem você vai se comunicar por email. Trata-se da descrição de um personagem semifictício, que representa o cliente ideal do seu negócio, com todas as suas dúvidas, necessidades, dores e interesses em cada etapa da jornada.

Os conteúdos e a linguagem do email marketing, então, devem ser criados pensando nessa persona. Depois, você pode personalizar esses conteúdos para cada destinatário, mas a persona indica as linhas gerais que eles devem seguir.

Como você vai construir sua lista de contatos?

No planejamento do email marketing, também é importante pensar como você vai construir e crescer sua lista de contatos. Afinal, sem eles, não há estratégia que funcione!

Para coletar emails, você pode inserir formulários no site, criar landing pages e oferecer conteúdos e materiais ricos em troca do contato. Mais adiante, vamos ver mais sobre como fazer isso.

Mas é importante destacar: tenha a autorização das pessoas para enviar emails a elas. Não compre listas de emails nem insira contatos sem que eles tenham pedido, ok? Isso pode fazer com que seus emails caiam no spam e prejudiquem a sua reputação.

Quais critérios de segmentação da lista você vai usar?

Email marketing atualmente exige segmentação. Não dá mais para enviar um mesmo email para toda a sua base (com algumas exceções, claro), porque nem todos os contatos têm os mesmos interesses, nem estão na mesma etapa da jornada de compra.

Por isso, defina critérios de segmentação para tornar os envios mais relevantes para cada pessoa. 

Quais conteúdos ou ofertas você vai enviar?

Já pensou no que você vai enviar para os destinatários? O conteúdo é a essência do email marketing, é o que engaja, é o que vai fazer você atingir seus objetivos ou não, por isso precisa ser bem pensado no planejamento.

É claro que tudo vai depender do tipo de email que você quer criar. Nos fluxos de nutrição e newsletters, por exemplo, você pode usar conteúdos que a marca já tem (no blog, no YouTube, nas redes sociais) para tratar de algum tema.

Nos emails promocionais e transacionais, é importante conhecer os interesses e o histórico do usuário para recomendar ofertas relevantes para ele.

Quando você vai enviar os emails? Com que frequência?

A frequência de envio é determinante para o sucesso do email marketing. Muitos usuários se incomodam com a insistência, mas também não dá para ficar longe por muito tempo. Então, é preciso encontrar esse equilíbrio, especialmente em formatos de envio recorrente, como newsletters e email promocionais.

Além disso, pense nos melhores dias de envio. De acordo com a Campaign Monitor, a terça-feira é o dia com maior taxa de abertura (mas também mais descadastros). Isso pode variar bastante conforme o seu público e área de atuação, por isso é importante fazer testes para saber.

Melhor dia para enviar emails?

Quais métricas você vai analisar?

No planejamento, pense ainda quais métricas de email marketing você vai monitorar para saber se o público gostou do seu conteúdo, se os usuários fizeram o que você queria e se você atingiu seus objetivos.

Estas são algumas das métricas que você pode medir:

Taxa de entrega;

Taxa de abertura;

Taxa de cliques (CTR);

Taxa de descadastros;

Taxa de conversão;

Bounce rate (taxa de emails que voltaram);

ROI (Retorno sobre Investimento).

Planejou sua campanha direitinho? Então, é hora de tirá-la do papel.

Compartilhe

Obrigado!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Aguarde que iremos analisar a sua solicitação e em breve nosso time entrará em contato.

OK

Aguarde..

Sua mensagem está sendo enviada...

Preencha corretamente os campos abaixo:

  • Detalhes Pessoais
  • Empresa
  • Projeto